top of page

SOBRE A ESCOLA ESTADUAL MARIA PRESTES MAIA

Nossa história

Biografia da Patronesse

 

MARIA DE LOURDES ABREU PRESTES MAIA

 

  Maria de Lourdes Abreu Prestes Maia nasceu em Alenquer, pequena vila próxima a Lisboa , em Portugal, de família nobre portuguesa. Era bisneta do primeiro Marques e Conde de Tomar, Antonio Bernardo da Costa Cabral, ministro da Justiça (1839) e primeiro Ministro da Rainha D. Maria I, de Portugal (1842).

Ela chegou no Brasil, na segunda metade da década de 20, integrando como famosa cantora, uma companhia européia de operetas. Os jornais da época elogiavam sua bela voz. Após a temporada, decidiu não retornar a Portugal, que passava por transformações políticas, que resultavam na ascensão de Antônio Oliveira Salazar ao poder.

  Casou-se com o engenheiro Francisco Prestes Maia, prefeito emérito de São Paulo, com quem viveu 35 anos. teve duas filhas: Adriana Margarida Prestes Maia Fernandes, casada com o Cel. do Exército Plínio Deus Fernandes, com dois filhos Francisco e Luiz Felipe, e Geni Maria Prestes Maia Gonzáles, casada com o Diplomata Peruano Javier Gonzáles Terrones, com três filhos: Ricardo, Fernando e Melanie.

Em 1954, naturalizou-se brasileira e nunca mais deixou o país que adotou. Convém salientar que teve uma vida das mais ricas em participações culturais, políticas e nas artes, em nosso país.

Infatigável colaboradora de seu marido nas suas gestões frente a Prefeitura Municipal de São Paulo, nos períodos de 1938 a 1945 e de 1961 a 1965, destacou-se por seu brilho intelectual, e por sua cultura invejável, adquirida inicialmente nos seus estudos na França.

  Merece destaque o seu amor às artes e foi graças ao seu trabalho incansável, empenho e insistência que foram criados, em 1939, os corpos estáveis do Teatro Municipal de São Paulo ( Orquestra, Corpos de Coral Lírico e de Baile). Por ocasião do Concerto de Abertura regido pelo Maestro  Arturo De Angelis, participou do grupo de canto.  Foi também jornalista, crítica de arte escrevendo para o Jornal  “Folha da Manhã” e professora de dicção e da arte de representar.  Conhecedora de vários e conceituados artistas foi convidada a fazer parte do Clube dos Artistas e Críticos de Arte.
  Devido ao seu amor a São Paulo e por conhecer os bastidores políticos desta cidade, foi intransigente defensora da obra urbanística de Prestes Maia.
De temperamento exuberante e forte personalidade, era originalíssima em suas concepções, mesmo quando ela própria se referia:  “Dizia não ser a Primeira Dama, mas a Primeira Operária do Município, durante os mandatos de Prefeito do Dr. Prestes Maia”.   Participou de todas as grandes campanhas dos anos 40, 50, 60 e 80.  Conviveu com personalidades que marcaram a vida política e cultural de nosso  país, tais como: Getúlio Vargas, Luís Carlos Prestes, Juscelino de Oliveira Kubitschek, João Belchior Marques Goulart, Marechal Henrique Batista Duffles Teixeira Lott, Jânio da Silva Quadros, Adhemar Pereira de Barros, Carlos Alberto Alves de Carvalho Pinto.    Esteve presente nos movimentos da Frente Nacionalista e do Petróleo é Nosso.   A nível internacional conheceu o estadista egípcio e líder do mundo árabe Camal Abdel Nasser, de quem foi hóspede oficial.
Recentemente apesar da idade avançada, continuava mantendo  grande atividade política  e social, com invejável disposição, energia e tônus vital.  Ao participar na Campanha Pró Diretas-Já, em várias ocasiões, chegou a comover os participantes.
 Trabalhou na Campanha de Fernando Henrique Cardoso, para a Prefeitura de São Paulo.  Em 1986, desligou-se do MDM, a fim de apoiar a candidatura do Dr. Antonio Ermírio de Moraes, ao Governo do Estado de São Paulo, formando ela própria um comitê, onde desenvolveu um grande trabalho político.
Foi integrante do Comitê de Defesa da Cidade de São Paulo, mantendo participação ativa, pois repetia sempre aos amigos e a imprensa que havia feito um juramento de defender a cidade até o seu último suspiro.   Participa igualmente de Associações de Bairros, da Defesa do Meio Ambiente, de Movimentos contra a discriminação racial, de idosos, de assistência ao menor carente, e outras.
  Possuidora de uma fibra ímpar, serve como modelo e exemplo de figura humana, para gerações futuras.
  Faleceu no dia 26 de abril de 1988, coincidentemente o mesmo dia e mês, em que há 23 anos falecia seu marido, o Prefeito Emérito Francisco Prestes Maia.

 

 

Nossa filosofia

Semear, cuidar e colher ótimos frutos, transformando nossas crianças em verdadeiros cidadãos.

Amadeu Rivelli Filho

Vice Diretor

© 2023 por Escola Estadual Maria Prestes Maia. Orgulhosamente criado por Wix.com

  • w-facebook
bottom of page